A EVOLUÇÃO DO ESCUDO DO FC BARCELONA
Em 1899, o FC Barcelona foi fundado com o brasão da cidade de Barcelona. Uma forma de diamante dividida em quatro quartos com uma coroa e um morcego preto no topo, acompanhados por dois ramos — um loureiro e uma palmeira.
Esse projeto inicial permaneceu inalterado até por volta de 1910, depois que o clube foi salvo de uma grave crise. A decisão foi tomada para criar uma nova identidade para definir uma nova era do clube.
Em 1920, o clube realizou uma competição entre sócios interessados em apresentar projetos propostos. O vencedor, Carles Comamala, ex-jogador que estava estudando medicina na época, mas acabou sendo também um bom artista. Com pequenos ajustes, seu design ainda se mantém hoje.
O design em formato exótico apresenta dois quadrados superiores, mantendo a Cruz de São Jorge e as barras vermelha e amarela da bandeira da Catalunha. As iniciais FCB aparecem em uma faixa no centro, com as cores e a bola do Barcelona na metade inferior.
Quando Franco chegou ao poder, as letras FCB foram substituídas por CFB, para refletir a maneira como o clube foi forçado a usar a versão em espanhol de seu nome. A ditadura também obrigou o clube a remover duas das quatro barras de um dos quadrados superiores, excluindo assim a bandeira da Catalunha. Por ocasião do 50º aniversário do clube em 1949, os quatro barras retornaram. As iniciais originais não foram recuperadas até o final de 1974.
O atual foi desenvolvido por Claret Serrahima em 2002.